Última alteração: 2018-10-09
Resumo
O uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem ainda configura-se um meio desafiador para a educação, mais necessário para reformular as práticas de ensino. O presente trabalho se propõe analisar as contribuições de uma abordagem de ensino baseada na aplicação de uma animação eletrônica feita por meio de software Scratch para despertar no alunado novas potencialidades e habilidades cognitivas, sociais e emocionais.Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do oitavo ano de uma escola municipal de Recife, Pernambuco, Brasil. O paradigma metodológico assumido foi o qualitativo.E o recorte dado ao artigo envolveu habilidades relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com o uso do software Scratch, para apresentar uma animação do processo da construção da Cortina Térmica Sustentável, que visa melhorar o conforto térmico da sala de aula. O resultado do uso do Scratch permiu pensar criativamente, comunicar com clareza, analisar de forma sistemática, colaborar eficazmente, conceber interativamente, aprender de forma permamente, contínua no tempo, lúdica e prazerosa. Assim, a implementação de novas formas pedagógicas de ensino, como a utilização da ferramenta tecnológica do Scratch, possibilitou aulas mais dinâmicas e inovadoras, além de ter propiciado um maior estímulo no alunado para a construção do conhecimento. O Scratch tornou-se um instrumento potencializador de comunicação de relevância científica.