Última alteração: 2018-10-10
Resumo
O estimulo a autonomia do pensar e do agir dos educandos através de ações que unam a teoria-práticas, possibilita uma articulação mais concreta na vida dos indivíduos, possibilitando a apropriação do conhecimento, acerca das questões socioambientais e suas problemáticas. Nessa direção, objetivamos fomentar a sensibilização dos alunos para participação no contexto da sociedade, questionando atitudes e valores. O presente trabalho compreendeu ao produto de uma dissertação de mestrado profissional, desenvolvido na Escola Municipal Barquinho Amarelo no município de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Utilizamos a construção do vídeo documentário como um dos instrumentos educacionais do curso de Agentes Disseminadores da Cidadania Ambiental, dividido em cinco módulos, que permearam as temáticas: direitos e deveres dos cidadãos, ética e cidadania ambiental, corpos hídricos e gestão das águas. Foram ministrados em cinco semanas para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Realizamos rodas de conversa, sessão de vídeos e dinâmicas. Ao final de cada módulo os alunos socializaram, refletiram e gravaram vídeos dos diálogos acerca das temáticas dialogadas. Assim, foi construído um instrumento educacional – vídeo documentário. Acreditamos que os sujeitos ao participarem do processo de construção do vídeo, refletiram acerca do que foi trabalhado durante todo percurso, fortalecendo a apropriação do conhecimento, acerca das questões ambientais. Contudo, promoveu-se o protagonismo e a autonomia, para que os Agentes Disseminadores em um futuro próximo possam readequar o que foi aprendido dentro das infinitas realidades estando aptos a disseminar os conhecimentos para construção de um ambiente salvaguardado para as presentes e futuras gerações.